Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 29/05/2026 as 18:35:20

Confiança dos empresários do comércio (ICEC-RS) tem queda em abril

Entre as componentes, o índice de condições atuais (ICAEC-RS) registrou 60,7 pontos



A Fecomércio-RS divulgou os resultados de abril do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio Gaúcho (ICEC-RS). Em nível, o ICEC atingiu os 88,8 pontos o que representou um recuo de 3,9% na margem e de 2,7% relativamente a abril de 2025. A média de 12 meses do índice foi de 89,8 pontos. 

Entre as componentes, o índice de condições atuais (ICAEC-RS) registrou 60,7 pontos. Na margem, o resultado ficou 6,0% abaixo de março de 2026 enquanto na comparação interanual (abril de 2025) houve aumento de 1,0%. A componente de expectativas (IEEC-RS) registrou 109,1 pontos e teve recuo de 4,8% na margem e de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a componente de investimentos (IIEC-RS) atingiu os 96,0 pontos e registrou queda de 1,5% na margem e de 4,4% na comparação interanual. 

“Diante de uma conjuntura ainda desafiadora para as vendas, e que pode se tornar mais adversa com a trajetória esperada da inflação e dos juros, além das mudanças previstas na jornada e na escala de trabalho, a confiança dos empresários do setor segue em processo de recalibragem. Nesse contexto, é difícil vislumbrar uma mudança consistente de trajetória da confiança no curto prazo”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn. Veja os dados completos e a análise econômica. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros EuropaComercial Ótica Santa Rosa - RodapéÓtica Schaefer - Rodapé
Ótica Schaefer - RodapéComercial Ótica Santa Rosa - RodapéFiltros EuropaRepresentações Birck